terça-feira, julho 06, 2004

Rir ou Sorrir

Eis um tema que se me surgiu numa conversa com uma pessoa que estimo e em que penso muito. E assim espero que essa pessoa sorria com mais frequência do que ri.

Rir no dicionário significa: contrair os músculos e as linhas da face de modo especial; por efeito de alegria ou nervoso;manifestar ou emitir riso;assumir expressão alegre; gracejar;tratar levianamente de um assunto; ridicularizar; troçar; escarnecer; mostrar fenda ou rasgão; acto de rir; riso.

Sorrir no mesmo dicionário significa rir sem fazer ruído; rir de leve, apenas fazendo uma pequena contracção dos músculos faciais; apresentar aspecto agradável; dar esperanças; ser favorável, favorecer; mostrar-se prometedor; significar de um modo risonho; exprimir com agrado; sorriso.

Aposto que muitos de nós desconheciam estes significados e estas diferenças. Sim diferenças porque afinal de contas Rir não é o mesmo que Sorrir.
Eu adoro um bom Riso, soltar uma boa Gargalhada, expressar aos demais que estou contente, estou vivo.
Sorrir acho que já não o faço muitas vezes, pelo menos tantas vezes como deveria.
Hoje em dia é mais intuitivo e tem mais significado Rir de alguém quando queremos ridicularizar essa pessoa, é mais fácil Rir de uma piada, dar de resposta um Riso quando não estamos de acordo com este ou aquele tema que o narrador descreve.
Sorrir caiu-me em desuso, talvez por estar já cansado da vida e não precisar dar esperanças a ninguém, ou simplesmente achar que ninguém merece essas demonstrações de carinho, sim carinho a meu ver um sorriso é um carinho que se dá a alguém num determinado contexto.
Tu que me lês sabes que parte do que te digo é verdade pois tu também há muito deixaste de Sorrir pois para ti isso é mostrar algo de ti que não queres que conheçam...
Não vou parar de Rir, até porque penso que Rir é estar vivo, é viver, mas prometo que vou começar a Sorrir um pouco mais, Sorrir...hummm, coisa tão fácil e sem comprometer ninguém...
Meus amigos e amigas...Riam mais e sobretudo Sorriam mais ainda...:)

Sem comentários:

Enviar um comentário