quinta-feira, julho 08, 2004

Evidências = Aparências?

As Evidências na vida são algo de irreal, pois podem ser verdadeiras ou não. Podem ser actos ou consequências...
Elas obrigam-nos muitas vezes a usar tempos verbais condicionais e indefenidos, mesmo por serem muitas vezes condições originadas pelos actos. Se não vejamos os seguintes termos: podia ( podia acontecer, mas acontece?), gostaria ( gostaria que acontecesse, mas acontece?), bastaria (bastaria desejarmos... e desejamos?) e muitos mais que se me passam pela cabeça neste momento.
E as Aparências têm ou não tudo a ver com as Evidências? Se calhar a resposta imediata é um Não repentino e pronto mas eu como sou um amante das minhas defenições penso o contrário. Aparências e Evidências sao como que palavras gémeas unidas por algo inexplicável ou não. Vejemos se me faço entender...São 2 palavras que podem muito bem misturar-se: é evidente que ela gosta dele, aparenta isso mesmo mas continua a negar-se, ou então, ele aparenta um entusiasmo naquela relação mas é evidente que sente algo mais. Perceberam? Está tudo unido, faz tudo parte de condições, de estados de espirito, de expressões faciais.

Vamos então ver os significados.
Evidenciar : tornar evidente; demonstrar; patentear; v. refl., sobressair; tornar-se notável; manifestar importância. Evidencia é o Imperativo da forma verbal evidenciar.

Aparencia : s. f., aspecto; forma; figura; exterioridade; probabilidade; verosimilhança;
sinal; vestígio; sintoma; ilusão; quimera; disfarce.

Se cruzarmos alguns dos significados encontramos semelhanças não exactas mas apróximadas.
tornar evidente=exterioridade/sinal/vestigio; e mais um cem numero de hipoteses que podiam ser discriminadas.
Tudo se cruza, tudo se resume a viver, a acontecer.
Vou mas é almoçar que de barriga vazia ninguém consegue pensar...embora agora no verão a maioria perca a vontade de comer o certo é que nos temos de alimentar.
O resto é conversa...
Conselho para este tema?
Não se fiem nas Evidências nem nas Aparências porque ambas podem ser ilusórias, confiem nos vossos instintos, na vossa razão, no vosso coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário