quinta-feira, março 25, 2004

Felicidade...

Nos 27 anos da minha vida muitas vezes me perguntaram se era feliz, o que é a felicidade…etc. E nestes anos todos aprendi que a felicidade com o significado que ela tem não existe neste mundo, nem no homem a 100%.
Quando muito existe a 75%, porque nunca um homem é feliz por muito que o deseje ou pense que já não há mais nada que lhe possa trazer mais felicidade ainda.
Eu já o sei há muito tempo, mas ultimamente tenho recebido o resultado desse estado inatingível que é ser feliz. Se considerarmos que ser feliz é ter, fazer tudo o que queremos, dentro dos parâmetros da sociedade e bons costumes, então nunca fui feliz 100% nem nunca o serei.
Certo é que já tive muitos momentos felizes, ate já me considerei o homem mais feliz do mundo, mas são apenas expressões que se utilizam em certos momentos de uma vida. Como por exemplo, quando nos nascem os filhos e lhes pegamos pela 1ª vez nos braços…Acho que é dos momentos mais felizes da vida de um homem. Às vezes até o casamento também o é, ou aquele namoro de adolescência que nos deixa aparvalhados enquanto ele nos consome o corpo e a alma. Por esta lógica a felicidade então o que é? A resposta a esta pergunta para mim seria: São todos os momentos felizes que temos ao longo da nossa vida, e mais nada!
Se me perguntarem se sou feliz… Bem essa é outra parte escondida da felicidade, porque para o homem ser feliz 100% temos de lhe juntar também outra qualidade do homem: o sonho.
Sim, o sonho! Não entendem? Perguntem a alguém se é feliz, a resposta é de certeza: sou! Agora perguntem: E tem tudo para ser feliz ou haverá alguma coisa que o fizesse mais feliz? Aqui então se o homem é feliz (mesmo que pense que seja 100%) então arranja sempre mais qualquer coisa para o ser mais…”quer dizer tudo não… (e aqui vai entrar o factor socio-económico), se me saísse o totoloto… isso sim!!! Ou se o meu filho entrasse para a universidade!!! “ há um cem número de acontecimentos materiais e sócio-profissionais que nos põem mais felizes.
E é aqui que a “porca torce o rabo” ou somos felizes ou muito felizes, como é possível ser-se ainda mais feliz???
Infelizmente nos dias de hoje a felicidade não existe, é só um momento que passa na nossa vida e deixa um dos seus muitos F’s, como se de uma colecção se tratasse indo do F numero 1 até ao número 100.
Sim eu já tive momentos felizes. Mas não … não sou feliz, e contam-se em 27 anos de vida os momentos em que realmente o fui.
O que precisava para ser feliz? Ui!!! Essa é forte. Mas posso tentar responder em menos de 300 linhas se mo permitirem… EHEHEH. Para ser feliz precisava de pouca coisa… um totoloto c triplo jackpot (quantos mais melhor), para assim poder realizar todos os meus desejos materiais. Finalmente no factor sentimental, porque para estarmos bem temos de estar emocionalmente felizes e até neste capítulo penso que poderia estar melhor? Mas é um capítulo com tanto para dizer que seriam necessárias muitas páginas para o explicar e assim resumo ao que está sublinhado.
Dentre estes 3 factores podem ate dizer que o dinheiro não traz felicidade… mas que ajuda muito isso ajuda.
Resumindo, a verdadeira felicidade não existe senão nos livros da “carochinha”, em parte devido à ganância, inveja e falta de espiritismo de entreajuda das populações.
A felicidade, poderíamos então dizer que são apenas momentos da vida de uma pessoa que nos fazem um pouco melhor nunca chegando a ser total.

Sem comentários:

Enviar um comentário